set 26, 2014 - Botequim    Sem comentários

Gorduchinha, a nova delícia do Da Gema

carne

Esse blog não é sobre botequim, mas passeia por eles. Não espere ler aqui críticas técnicas de gastronomia. Proponho-me apenas a exaltar os sabores que encontro por aí. Ah, também não sou Berg Silva, que sabe fotografar os quitutes com qualidade. Eu apenas faço um registro. E este aí de cima é da Gorduchinha, uma das quatro novidades do cardápio do Bar da Gema, na Tijuca. Provei ontem. É nota 10!

Gorduchinha é um prato com cinco bolotas de carne. Não dá pra dizer que são bolinhas. Seria singelo demais. Bolinhas são aquelas miudezas de queijo servidas em festa de criança. No Da Gema, essas bolas de carne são maciças, suculentas e grandes. Graciosamente empanadas no queijo parmesão e mergulhadas no molho de tomate da casa. Cá entre nós, esse molho é brincadeira, excede em sabor. Se, após comer a carne, sobrar molho no prato, não se acanhe e peça uns pedaços de pão. Encharque-os no molho, contemple, aproveite! Lembre-se que você está num boteco. E nesses refúgios, não se despreza o molho que sai da cozinha. Por fim, folhas de manjericão decoram a iguaria. É uma mistura de sensações e custa R$ 35.

O que o Leandro Amaral, que comanda a casa e os fogões com a sócia Luiza Souza, conseguiu com este petisco foi transformar uma receita caseira num prato com status de principal. A carne é temperada com sal, alho, pimenta o reino e hortelã. E o ponto certo da Gorduchinha é escravo das mãos do Leandro.

Ah… ontem foi dia de Bistrôquim no Bar da Gema, um evento semanal, sempre às quintas, quando Leandro e Luiza preparam um prato especial. O de ontem, que aparece na foto abaixo como se estivesse flutuando no balcão, foi peito de boi acebolado, batata cozida e farofa com carne seca. Também tem gosto de quero mais!

O Bar da Gema fica na Rua Barão de Mesquita, 615 – loja C e D, na Tijuca (não abre às segundas). É ao lado do 6º BPM. Tel.: (21) 3549-0857. Esta semana, a casa estreou no Instagram. Quem quiser seguir, é o @bardagema

peito

Tem alguma coisa a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

UA-53194424-1
UA-53194424-1