fev. 18, 2016 - Opinião    1 Comentário

Aldir Blanc não gosta de boteco

aldir10

Difícil explicar a sensação que bateu aqui quando Aldir Blanc topou escrever a apresentação do livro “Segunda-feira, a história do Samba do Trabalhador”, que será lançado dia 29 agora, no Renascença. No texto, ele fala de muitas coisas. Uma delas foi motivo de nota na coluna Ancelmo Gois, no GLOBO, hoje. O mestre dos versos, entre outras bandeiras, levanta a que pede “flores em vida” para Hermínio Bello de Carvalho.

Além de ser autor da apresentação do livro, Aldir faz parte da história do Samba do Trabalhador. A simples ida dele, junto com o João Bosco, na terceira edição do evento, em junho de 2005, fez a roda ganhar espaço na mídia e multiplicar seu público. E ele foi outras vezes mais.

aldir

Tê-lo no livro é demais. É que o coautor de “Saudade da Guanabara” é um gênio, daqueles que inventam, traduzem sentimentos, redefinem palavras e ações, provocam admiração. Ele faz isso, por exemplo, em “Dry” (Com Moacyr Luz), quando, a seu modo, explica o abandono: “Você saiu dando tchau/Brincou que ao meu lado era o tal/ Fiquei pendurada no adeus como um velho avental”.

Bem, em meio aos agitos do último réveillon, ele leu o livro em três dias. Foi a segunda pessoa a ler o livro (a primeira foi a revisora). Perguntei ao Aldir como poderia retribuir e fiquei sem resposta por uns dias.

Só em 6 de janeiro desse ano, ele resolveu falar alguma coisa. Foi quando recebi um e-mail, com o título “Pedido”. Pensei que, enfim, saberia como retribuir. Mas, neste e-mail, Aldir me mostrou que nem todo pedido é o que eu imagino:

“Daniel:
Relaxa q não é dinheiro, rá, rá… Por favor, NÃO DEIXA a revisão “corrigir” minha forma de escrever BUTECO p/ o nefando “boteco”!”

De quebra, aprendi que Aldir Blanc não gosta de boteco. Prefere buteco, onde pode “ir mofando entre o torresmo e a moela”.

Saúde, mestre!

1 Comentário

  • parabéns, grande Daniel! Morro Agudo te saúda, amigo! beijão

Tem alguma coisa a dizer? Vá em frente e deixe um comentário!

UA-53194424-1
UA-53194424-1